O Livro
Informações Gerais
Qual é o preço de um determinado produto ou serviço? Essa simples questão está intimamente ligada aos conceitos de custos, despesas, competitividade e rentabilidade, que constituem o foco da discussão deste primeiro curso da série Lições de Gestão.
Objetivos
∙ Apresentar os métodos para o cálculo do preço de venda;
∙ Explicar por que é tão complicado determinar o preço de venda de um produto/serviço.
Programa
1. Introdução
2. O mercado e as estratégias de preços
3. Composição do preço de venda – produtos sob encomenda
4. Determinação do preço de venda – produtos commodities
5. Determinação do preço de venda pela margem de contribuição
6. Cálculo do preço de venda pelo estoque médio
7. Estudo dirigido
Acesso ao conteúdo online
As atividades complementares ao conteúdo impresso estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para ter acesso, clique em cadastro, criar conta e responda a 03 (três) perguntas relacionadas ao livro.
Carga horária
40 horas dedicadas a atividades como leitura do livro, acompanhamento de material interativo, tutoriais e videocasts.
Certificado
Emitido pela Manole Educação a todos os alunos com aproveitamento acima de 70% na avaliação final
O(s) Autor(es)

Luiz Arnaldo Biagio
Luiz Arnaldo Biagio é Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorando em Engenharia Mecânica da mesma instituição. Professor de Empreendedorismo no MBA da Business School São Paulo (BSP). É Lead assessor em processos de certificação ISO 9000. Foi gerente da Incubadora de Empresas de Itu – Fiesp/Sebrae, onde passou a estudar questões ligadas ao empreendedorismo e à gestão de micro e pequenas empresas. Foi gerente do Programa de Investigação Tecnológica (PIT) da Agência USP de Inovação e pesquisador nível A do CNPq. É diretor da Intellecto Consultoria e Treinamento Ltda., empresa especializada em assessoria em processos de gestão de negócios, desenvolvimento de planos de negócios e implementação de ações tecnológicas nas micro e pequenas empresas residentes em incubadoras de empresas ou parques tecnológicos, ou ainda apoiadas por essas entidades. É autor dos livros Empreendedorismo – constru indo seu projeto de vida, Empreendimentos orientados para o desenvolvimento local e setorial – planejamento e gestão e Plano de negócios – estratégia para micro e pequenas empresas.
Conteúdo complementar
Já é cadastrado ? Acesse a área do aluno
Ainda não é cadastrado ? Cadastre-se para ter acesso ao conteúdo complementar